2 provas já lá vão… 3 por chegar ainda!


Bem, antes de mais, acho que foi atingido o ponto de viragem na Taça ZON Açores de XC. Digo isto porque nas próximas três provas irá ser introduzido, de uma forma muito mais notória que nas 2 já disputadas (Pinhal da Paz e Sete Cidades), o factor da técnica.

Até ao momento tivemos provas que sobretudo puseram em evidência o factor da condição física dos atletas (e continuará a ser sem dúvidas um dos factores mais decisivos nas provas). Nas próximas 3 provas será adicionado a este factor o da técnica que poderá provocar umas pequenas “cambalhotas” nas classificações, o que só vem aguçar a curiosidade quanto aos resultados das próximas provas.

Partida XC#2 - Sete Cidades. By Tiago Martins

Partida XC#2 - Sete Cidades. By Tiago Martins

Também há que realçar o número de participantes que se tem registado nestas provas (como se pode constatar na foto uma pessoa perdia-se facilmente no enorme aglomerado de atletas) e a excelente adesão por parte do público a estas. Realmente dá outra “cor” à prova. Isto tudo vem demonstrar que o trabalho desenvolvido por todos os membros da organização é um trabalho de muito valor. Também não se pode de forma alguma esquecer dos clubes envolvidos na modalidade que sendo cada vez mais e maiores têm proporcionado um significativo aumento de competitividade em todas as provas. Note-se que nas 2 provas já disputadas teve que se recorrer a critérios de desempate para encontrar o vencedor.

Mas falando então do que já se passou.

Pinhal da Paz

Foto por Tiago Martins

by Tiago Martins

Bem uma estreia em competição como federado da minha parte em que aquele nervo miudinho acabou por fazer alguns estragos mas mesmo assim foram muito poucos. Logo à partida esqueci-me de ligar o GPS e lá se queimaram 2 voltas de informação. Estas mesmas 2 voltas foram muito sofridas para tentar não perder o contacto com o pessoal da frente, mas, esse esforço não foi recompensado pois foi tão grande que até meio da corrida apenas estive a recuperar o fôlego perdido nessas duas. Foi um tal ver pessoal a passar por mim e nada de conseguir ir com eles. Mas depois de entrar na segunda metade da corrida e conseguindo sempre manter um bom ritmo parecia que o relógio estava a trabalhar a meu favor e com o passar do tempo ia recuperando posições. Enfim, não foi nada mau para estreia e deu para aprender mais dois ou três “truques” sobre o que é uma corrida de ciclismo e diga-se a verdade: a experiência aqui vale muitos e preciosos segundos.

Sete Cidades

Na Roda do Cota. By Tiago Martins

Na Roda do Cota. By Tiago Martins

Esta foi uma autêntica prova de estrada disputada em terra e com bicicletas de XC. Já muito antes da prova começar que todos andavam a marcar as suas rodas e parceiros de corrida, o que acabou por dar numa prova com dois grupos que reunirão um considerável grupo de ciclistas em que era proibitivo descolar destes pois a factura a pagar era andar-se a arrastar durante o resto da prova lutando contra um vento que se revelou um adversário extra a bater na prova. Infelizmente para mim após ter feito o primeiro e único abastecimento comecei a andar no elástico e após 2 ou 3 voltas de elástico este quebrou e fiquei sozinho até à última volta onde se juntou a mim o Sérgio Chaves. Bem esta última volta valeu pelo resto da prova toda. Assim que ele me alcançou e visto ele, sem dúvida, estar mais forte que eu naquela fase, apenas me restou tentar não descolar da roda dele e lá me pus na roda dele. Ele também ao aperceber-se disso tirou logo o pé do acelerador e lá fomos passeando os 2 pela última volta tirando as medidas um ao outro. Chegando à rampa lá o Sérgio deu-lhe forte e facilmente abriu entre 5 a 10 metros para mim, mas não desisti e ele ao entrar na zona técnica relaxou um pouco e consegui ultrapassar-lhe na zona logo a seguir. Mas, no gancho antes da meta o Sérgio ganhou-me a melhor posição e lá se foi o meu segundo 17º à geral. Volta emocionante esta.

O balanço que pode ser feito até ao momento é muito bom. Os resultados têm sido simpáticos e tenho aprendido muito sobre o que é mesmo competir em XC. Agora resta esperar pelas próximas 3 provas e ver se as diferentes características destas irão favorecer as minhas prestações ou piorar, porque nestas 2 provas já disputadas uma das lições tiradas é que é muito difícil prever com um bom nível de certeza o que vai acontecer nas 2 horas que se passam a pedalar em cada prova.

Anúncios

~ por Igor Furnas em Março 20, 2009.

11 Respostas to “2 provas já lá vão… 3 por chegar ainda!”

  1. Desta vez a roda foi se, e tu ficaste á deriva…lololo

  2. lol pois foi… vamos lá a ver se da próxima a coisa não corre de uma maneira diferente 😉

  3. Esse 17º lugar foi “tirado” a ferros!! Esse cota q andava à tua frente não quis saber da tua roda pra nada hein? Donde é q eu conheço essa roda? E depois falam mal dos cadetes!

  4. LOL… Ei Igor… daqui a dias o cota tira-te a Epic. Ao que parece essa bike pertence a quem andar mais ai em casa… lol
    Acho piada quando vocês se metem um com o outro… estou a ver a minha figura daqui a uns anitos 😉

  5. E que ferros oh Paulo! Foi uma excelente rodinha enquanto durou!

    Oh Jormed, não dês ideias tristes!! Olha que isto de se ter um adversário dentro de casa não é assim tão fácil! Cada vez que uma pessoa entra em casa e ouve aquele rolo a trabalhar fica logo mais preocupado! 😉

  6. Esta “rodinha” leva 2-0 de vantagem em 2009…e tu também… vou começar a levar a calculadora p/ as provas…

    😉

    Abraço

  7. é isso Ludo…. todo o peso que levares a mais é óptimo 😉

    Abraço para ti também.

  8. Um bom balanço até agora do que se passou na tua prestação!
    O que fica mal é o 2-0 do cota da casa…
    Sempre quero ver na Batalha como vai ser…LOL

    🙂

    Abraço

  9. lol… Tiago o 2-0 é para o Rui… Entre mim e meu pai está 1-1 :p. A batalha vai ser terrivel :S

  10. Tá desactualizado. Tens de actualizar isso por aqui 😉
    …Afinal já és o famoso Igor Astarlosa 😉

  11. Há de ir levando umas actualizações sempre que possível 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: